Páginas

sábado, 3 de março de 2012

Tipos de Tenor

                                                    Luciano Pavarotti (tenor lírico)

Depois de postar uma matéria falando sobre as vozes femininas e masculinas, decidi discorrer um pouco sobre os timbres masculinos. Vamos começar falando dos mais agudos para os mais graves, portanto nessa matéria iremos esmiuciar somente os tenores:

  • Os Tenores: 
Tenor Ligeiro (leggero no italiano): É o timbre mais leve e mais claro dos tenores. Esse tipo de tenor recebe o nome de leggero pela ligeireza em "caminhar" nas notas. Não é muito intenso, porém é o mais ágil e suave.
Tenor Lírico-leggero: É o timbre intermediário que situa-se entre o Leggero e o Lírico. Uma voz agradável de se ouvir e acariciante, também é suave e menos consistente.
Tenor Lírico: É timbre típico do tenor. É apaixonado e expressivo, é aveludado e redondo. Possui uma notável igualdade entre os registros e uma beleza extraordinária nos legatos tornando a emissão mais espontânea.
Tenor Lírico- Spinto: É um tenor Lírico com algumas qualidades do drámatico, porém não é o Tenor Lírico-dramático. É um timbre mais pesado e intenso, embora suas características se aproximem do Tenor Lírico, ele é mais escuro e pesado que este.
Tenor Lírico-dramático: Ele possui as características dos dois timbre, diferentemente do Lírico-spinto que nada mais é que um Tenor Lírico mais pesado e magnificente. O Lírico-dramático é mais escuro e mais pesado que o Lírico-spinto, dando uma impressão de "maturidade".
Tenor Spinto: Trata-se de um tenor robusto como o tenor dramático, porém com uma extensão maior e mais metálico, esse metal se dispõe em toda a sua extensão.
Tenor Dramático: Um timbre  raro, muito intenso e metálico, às vezes um pouco áspero. Uma voz com muito volume e uma grande extensão.

Aguardem mais matérias posteriores sobre barítonos e baixos.
Boa Tarde!

21 comentários:

  1. Muito boa a explicação, mas seria bom dar exemplos de nomes famosos pra ficar mais claro

    ResponderExcluir
  2. Estou em dúvida se sou tenor spinto ou dramático meu professor disse que tenho bastante brilho e metal na voz posso alcançar até A4

    ResponderExcluir
  3. Olá, você poderia dar alguns exemplos? Sou curioso apenas, não entendo sobre aspectos técnicos de canto e música. Parabéns pelo artigo, achei interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exemplos na ópera :
      Tenor ligeiro : Tito Schipa, Bruno Landi.

      Tenor Lírico - ligeiro : Salvatore Fisichella, Jussi Bjorling, Nicolai Gedda.

      Tenor Lírico : Giuseppe di Stefano, Richard Tucker, Benito Maresca.

      Tenor Spinto : Franco Corelli, Giovanni Martinelli, Galliano Masini.

      Tenor Dramático : Mário del Monaco, Kurt Baum, Francesco Merli, Angelo Loforese.

      Excluir
  4. Eu tenho dúvidas sobre qual tipo de tenor é minha voz,ela é muito fina e às vezes suave

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida até dois meses atrás eu era considerado barítono extensão do G#2 ao G4, porém recentemente quando vou ver minha extensão ela esta indo do G#2 ao C5 porém a partir do C5 a voz começa a ficar fina parecendo de cabeça, então fiz a voz de cabeça e não é o mesmo som, enfim após o C5 consigo ir até o Eb5 outro dia consegui emitir um G5, minha voz é meio grave e alta, sou eu um tenor? E se eu for qual dessas categorias eu pertenço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os seus graves são de extensao e ñ sair com brinho vc é um tenor! E com forme vc diz sobre sua extensao pode ser um dramática ou spinto! Por exemplo vc sabia q a Gloria Groove é um tenor? Sim ela é um tenor dramática pq ela canta na passagem de tenor!

      Excluir
    2. Vc deve estar confundindo voz de cabeça com falsete

      Excluir
    3. Cantar na região de passagem de tenor não te torna um Tenor. Se vc não tem a tessitura de tenor não tem como ser tenor. Não existe mágica pra se transformar em tenor pessoal... O que acontece muito é ter barítono leve que tem um timbre parecido com um Tenor mas a tessitura é de barítono

      Excluir
  6. Classificação vocal e feita baseada em três fatores: timbre, tessitura e extensão vocal sendo a tessitura o fator principal por exemplo eu sou tenor: atinjo um F2 que e nota de baixo e de barítono e quando acordo consigo atingir até um E2 mas isso não me faz ser um baixo ou barítono porque minha região de conforto (tessitura) não está nessas notas pois minha tessitura e de A2-C5 além da tessitura temos que levar em conta também o timbre por exemplo como saber se alguém tem é tenor ou barítono se quando um barítono está cantando ele canta agudos de tenor ? Muito simples é observar o timbre normal de fala dele geralmente tenores não tem uma voz muito ressonante na parte grave já os barítonos têm, é só ver no YouTube sobre cantores barítonos e você vai ver que eles conseguem um certo brilho nas notas graves

    ResponderExcluir
  7. Outra coisa também a observar é que não é porque voce é tenor que vai conseguir cantar qualquer música de tenor porque há subclassificacoes de tenores por exemplo um tenor Lírico não tem agilidade pra fazer notas muito agudas com velocidade agora tenores ligeiros sim porque tenores liricos tem a voz mais encorpada já os ligeiros tem o timbre mais leve

    ResponderExcluir
  8. O que tenho observado é que muitos se preocupam demais com classificação vocal, eu sei que bate aquele curiosidade mas o importante é ter controle da nossa voz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para ter o controle da própria voz é necessário saber qual a sua própria classificação

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas considerações! Só discordo sobre Anderson Freire ser barítono, ele tem todas características de tenor.

      Excluir
    2. Ter características não te torna tenor... Eu tenho algumas características de tenor e sou barítono.... Inclusive canto as músicas do Anderson por ter a voz parecida

      Excluir
    3. Na verdade, conta sim ! A classificação vocal está em tudo relacionada, desde as faculdades vocais até as físicas até as vocais, Anderson Freire é um endomorfo, com o peso/volume e cor vocais de lírico ligeiro, sua voz soa cristalina nos agudos assim como um próprio lírico ligeiro, além da ligeireza na notas centrais (F4, F#4, G4, G#4).

      Excluir
  10. Outra coisa também a observar e que devemos parar de supervalorizar algumas vozes em detrimento de outras pois cada voz tem sua beleza a beleza do baixo é seus graves a beleza do barítono é sua versatilidade tanto pro grave quanto pro agudo e a beleza do tenor é seus agudos penetrantes

    ResponderExcluir
  11. Aqui encerra minha contribuição espero que cada um que ler estes comentários sane suas dúvidas e se esforce bastante pra dar o melhor que sua voz pode dar independente de classificação vocal

    ResponderExcluir