Páginas

Mostrando postagens com marcador Curiosidades. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Curiosidades. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Violino

Violino Stradivarius do Palácio Real de Madrid

O violino é um instrumento feito em madeira da família do instrumentos de cordas friccionadas. Os primeiros violinos foram concebidos na Italia em meados do século XVI, à partir de alguns instrumentos parecidos produzidos no Oriente Médio. Durante séculos a arte de fabricar violinos de "primeira classe" foi atribuida a três famílias: Amati, Guarneri e Stradivarius.
O desenho do violino permaneceu inalterado exceto o cavalete que ficou mais alto, o braço mais inclinado e também a espessura das cordas.
Os violinos Stradivarius são os mais caros do mundo, sendo fabricados mais de mil instrumentos dessa marca incluindo violoncelos, violas e contra-baixos, pelo mestre Antonio Stradivari.
 As cordas do violino são: Mi, La, Re e Sol (debaixo pra cima). Diferentemente do Violão e da Viola da Gamba, entre outros, o violino não é um intrumento temperado tornando-se assim mais complexo seu apredizado e sua execução.
NOMENCLATURA:
Detalhes: O breu é para ser friccionado nas crinas do arco para melhorar o atrito deste com as cordas.
               A espaleira é colocada na tampa de trás do instrumento para melhor acomodação do instrumento.
               O cavalete do violino, diferentemente do violão, não é fixo.
               O espelho é a região onde localiza-se a escala do instrumento.
               As volutas nos séc. XVI, XVII e XVIII eram adornadas em formato de cabeças, muitas vezes de dragões. Atualmente é muito usado o formato de rolo.

Como todos os outros instrumentos de cordas, os violinos são fabricados por Luthiers. Quem executa este intrumento é chamado de violinista, uma grande violinista na atualidade é a virtuose Sarah Chang.

 Um vídeo de Sarah Chang interpretando essa belíssima composição de Antonio Vivaldi - Four Seansons (As Quatro Estações).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Viola da Gamba

A Viola de Gamba (sem acento, senão vira gambá. Risos), também chamada de Viola Da Gamba ou Violone, é uma familia de instrumentos temperados executados através de um arco. Construída na Idade Média, as suas cordas eram feitas de tripas de animais (como micos) para um som mais aveludado e suave, hoje são feitas de nylon. Diferentemente do violino que tem o fundo arcado a viola da gamba tem o fundo plano como o violão e o arco parecido com o do violoncelo. Um instrumento bastante usado na música barroca alcançou o seu ápice no século XVII, mas logo começou a entrar em desuso, pois com o aumento das salas de concerto foi exigido instrumentos com uma amplidão sonora maior e a família do violino cobriu o seu papel.
A viola  da gamba possui seis membros na sua familia, sendo eles:
     A viola de gamba:
  1. soprano;
  2. contralto;
  3. tenor;
  4. baixo;
  5. violone;
  6. pardessus viole. (Um tipo mais raro).
O tamanho de uma gamba soprano é quase o mesmo de um violino, já a gamba baixo não chega ser do tamanho de um violoncelo.
Hoje em dia, a viola da gamba atrai cada vez mais o interesse do público, especialmente dos músicos amadores. Isso talvez aconteça devido ao aumento de instrumentos com preços mais acessíveis e construídos por fabricantes com linha de produção, também pelo fato das partituras para esse instrumento estarem de mais fácil acesso. Além disso, a viola da gamba é tida como o instrumento clássico ideal para alunos adultos, justamente por ser um instrumento temperado, tornando mais fácil o seu aprendizado.
Marin Marais foi um dos mais importantes representantes da viola da gamba, pois além de compor para o instrumento ele mesmo era um gambista. Um gambista da atualidade é o famígero cantor gospel Leonardo Gonçalves.
Boa tarde!

terça-feira, 20 de março de 2012

Violão






O violão, também chamado de Guitarra Clássica em alguns países europeus, foi idealizado à primeira mão para a música erudita. Mas a longo prazo foi ganhando espaço na música popular sendo muito utilizado, "recentemente", em Bossa Nova, MPB, Flamenco, Ranchera e etc, e estando presente em quase todos os gêneros musicais populares. Porém o nome violão se dá pelo simples fato de colonização. Como em Portugal existe um instrumento similar à viola caipira, e que também se chama viola, os portugueses em contato com a então Guitarra Clássica (que parecia muito com as suas violas, porém pouco maior) decidiram batizar o instrumento no aumentativo de violão. Cômico, não é?!
Um violão normalmente possui 6 cordas, sendo elas de nylon ou de aço. Porém existe violões com configurações um pouco diferentes, como o violão de 7 cordas, o violão baixo ou baixolão de 4 cordas e o violão de 12 cordas, também chamado de craviola. No caso do baixolão as suas cordas são as 4 cordas mais graves do violão (Mi1, La1, Re2 e Sol2) uma oitava a baixo (Mi0, La0, Re1 e Sol1). No caso da craviola são cordas duplas afinadas em dueto.
O violão independentemente da quantidade de cordas, é um instrumento temperado, ou seja, possui os chamados "trastes" na sua escala. E geralmente é um instrumento acústico, pelo fato de seu "corpo" ser oco tornando-se assim uma caixa de ressonância. O violão na época em que foi concebido, isso ainda antes de Cristo, não possuia essa forma atual de "oito". Suas curvas não eram tão acentuadas, era um instrumento mais reto e ele era um pouco menor frente ao atual.
Nomenclatura:
Começando da direita para a esquerda, temos:
  • Mão:  Também chamada de cabeça, paleta ou Headstock. É onde encontram-se fixadas as tarrachas.
  • Tarrachas:  Chamadas também de cravelhas ou carrilhões. Responsáveis por permitir a afinação das cordas através da tensão.
  • Pestana:  Denominada também como capotraste ou Nut. É a peça que acomoda as cordas impedindo que estas se aproximem muito uma da outra, ou se afastem uma da outra. Também dá altura às cordas impedindo o "trastejo", que se dá quando a(s) corda(s) esbarram nos trastes provocando um som agressivo e metálico.
  • Trastes:  Peça responsável por delimitar a escala do instrumento. Como dito anteriormente, um instrumento que possui trastes na escala é chamado de instrumento temperado.
  • Casas:  É o espaço entre dois trastes, cuja função é variar a tonalidade da(s) corda(s) tencionada(s).
  • Escala:  É o período desde a pestana até o último traste no braço do instrumento.
  • Braço:  Onde encontra-se a escala, Tarrachas, Pestana e a Mão, citados anteriormente.
  • Boca:  Abertura situada na caixa de ressonância. Permite que a vibração das cordas e desta caixa, "fuja" transportada pelo ar na forma de nota musical.
  • Rastilho:  Estrutura estreita, de cor branca e de função similar à pestana, ou seja, ergue as cordas afim de  impedir que estas provoquem o trastejo.
  • Cavalete:  Local onde as cordas serão fixadas afim de permitir e resistir à tensão exercida pelas tarrachas. É também o local onde o rastilho se encontra.
  • Cordas:  As maiores responsáveis pela sonoridade do instrumento, pois são elas que através da compressão exercida pelos dedos do violonista provocarão, pela vibração, a emissão das notas musicais.
 As Cordas:


As cordas de um violão, ao contrário do que muitos pensam, são contadas debaixo para cima, ou seja, da mais aguda para a mais grave, sendo assim temos:
1ª Mi3
2ª Si2
3ª Sol2
4ª Re2
5ª La1
6ª Mi1.

A afinação padrão do violão se dá em A440 (Lá 440 Hz).
Bom dia!





sábado, 10 de março de 2012

Órgão de Tubos


Desde o início do blog havia um enorme desejo de minha parte de falar um pouquinho sobre um dos instrumentos mais maravilhosos e mais antigos já existentes e pelo qual tenho um facínio exacerbado: o Órgão de Tubos.
Você poderá achar um pouco bizarro um instrumento receber o nome de "órgão", mas todos nós, na educação básica, aprendemos nas aulas de ciências que a palavra órgão significa instrumento.
A sonoridade tão particular deste instrumento, se dá pela passagem do ar dentro de tubos cilíndricos e metálicos de variados tamanhos, gerando assim as notas. Essas notas ao contrário do piano, ou mesmo do cravo, não diminuem a sua amplidão sonora (volume) gradativamente, mas se mantém inalterada até que o organista deixe de pressionar a tecla correspondente à essa referida nota. O tamanho de cada tubo corresponde à uma nota, sendo os tubos menores as notas mais agudas.
O órgão ao longo dos SÉCULOS, passou por algumas mudanças. "Originalmente" o órgão funcionava de forma hidráulica (a água pressionava o ar para que este exprimisse as notas) e não de forma pneumática (pressão somente do ar), como atualmente e foi muito usado pelo império romano. Esse modelo original (hidráulico) surgiu ainda antes de Cristo, no século III, e o modelo pneumático só começou a ser usado no século V. O órgão foi introduzido nas igrejas no século VII, tendo um "histórico" inigualável (posso dizer) na música sacra. Infelizmente não poderei informar as dimensões de um órgão, pelo simples fato de não terem um tamanho padrão. Um órgão pode ser uma caixa pequena na sala de estar ou um monumento do tamanho de uma casa de 4 andares no interior de uma catedral.
O som de um órgão é de uma beleza ímpar, principalmente no registro grave. De uma forma geral  é de uma amplidão sonora extraordinária, fazendo-se imponente e notável não só por seu gigantesco tamanho, mas também pelo volume que seu registro pode emitir as notas. É um dos sons mais belos que já ouvi até hoje.
A diferença entre Organeiro e Organista: Organeiro é o "luthier" dos órgãos, ou seja, é aquele que fabrica o instrumento, considerado uma das engenharias mais complexas anterior à Revolução Industrial. Organista é aquele que executa sua performance no instrumento, que é extremamente complexa por exigir que o organista pressione os pedais e manuais simultaneamente.
Esta matéria foi escrita ao som do hino 365 - "Sol da minha alma" do hinário da Congregação Cristã do Brasil. Segue abaixo o referido louvor executado pelo jovem organista John Hong.

Boa Tarde!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Calo nas pregas vocais...


A maioria dos cantores amadores já ouviram alguma coisa sobre calo nas cordas vocais, mas nem todos sabem o que realmente esses calos são e nem como são causados.

Os calos na verdade são, nada mais, nada menos, que espessamentos localizados ou pretuberâcias como se fossem calos nos dedos dos pés causados pelo atrito entre o dedo e o calçado.Nas pregas vocais os calos se dão pela mesma forma, atrito entre si. Quando respiramos as pregas se afastam, dando passagem ao ar, e quando falamos elas se aproximam atritando uma na outra e com esse impacto gera-se esses nódulos. Em termos rústicos significa que os calos são gerados a partir do mau uso vocalico, digamos que é quando não se sabe falar e/ou nem cantar corretamente.
O problema é diagnosticado através da VIDEOLARINGOSCOPIA, que nada mais é que uma câmera introduzida "guela a baixo" no paciente, permitindo ao videolaringoscopista examinar a cordas vocais do paciente. Quanto mais prematuro for o diagnóstico, menos complexo será o tratamento. É nessa hora que voce leitor fica curioso ou mesmo ancioso pra saber qual é o tratamento. Na verdade não é bem um tratamento, o pacienciente se submeterá a tratamentos como: Repouso vocal, visitas ao fonoaudiólogo para correção da disfunção vocal, caso os calos sejam mais recentes a fonoterapia resolverá o problema, caso sejam mais antigos o paciente deverá submeter-se à uma cirurgia (microcirurgia) e que pospostamente será acompanhada por fonoterapia. É importante lembrar que se os calos forem retirados através de microcirurgia a qualidade vocal do paciente não será a mesma, como antes do problema.
Portanto, cuidem da voz. Não pigarreem, nem forcem demais pra atingir notas agudas, cuidado com registros como Glotal Fry e com efeitos como Drive, e o principal: aqueçam as pregas antes da cantoria.

Bom dia a todos!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Voce sabia?



Voce sabia que o que voce come e o estilo de vida que voce leva pode influenciar na qualidade do seu timbre?
Pois é, bebidas geladas, sorvetes, refrigerantes, cigarros e até mesmo noites mau dormidas, não só aumentam a dificuldade para alcançar as extremidades da sua extensão vocal, como também afetam o brilho do seu timbre.
Conselho: É sempre bom se guardar de tudo que é gelado, optar por sucos naturais ao invés de refrigerantes (sucos de frutas cítricas como laranja e maçã, por conterem o ácido cítrico que trabalha como "agente limpador" nas pregas vocais), durma no mínimo 8 horas por noite para descançar bem as pregas vocais, não durma de janelas abertas, nem caminhe descalço dentro de casa. Além da voz, voce estará cuidando de sua saúde.

Bom dia a todos!