Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Falsete e Voz de Cabeça, o que são e qual a diferença?

A maioria dos cantores amadores tem uma dificuldade imensa em distinguir Voz de peito, Voz de cabeça e o Falsete, sendo que muitos destes cantores não sabem nem mesmo o que são esses registros.
Antes de tudo, é importante que falemos sobre a voz de peito antes de descrevermos a voz de cabeça e o falsete. A voz de peito é a voz que usamos para falar, o seu formante (região de ressonância da voz, ou seja, região onde se "forma" a voz) se encontra justamente na região do peito, por isso o nome voz de peito. Sugiro que coloque uma das mãos sobre a região peitoral e fale alguma coisa como,por exemplo, seu próprio nome. Observe que foi possível sentir o seu peito "vibrar" enquanto você pronunciava seu nome, isso foi você sentindo o formante da voz de peito. No canto esse tipo de recurso, é mais usado no registro grave, médio e numa pequena parcela do registro agudo.
Sabendo disso vamos à uma pequena e leiga aula de Fisiologia dos músculos vocais enquanto esmiuçamos a diferença entre voz de cabeça e falsete. A discussão sobre voz de cabeça e falsete envolve uma pequena consideração sobre fonação vocal. A ressonância tem efeitos em TODAS as áreas do canto, portanto não seria diferente nesse caso, sendo assim as diferenças básicas entre falsete e voz de cabeça são de fonação.
Atualmente a definição de falsete é a de produção do som quando os músculos vocais Tireoaritenóideos (um músculo da laringe por onde passa o ar) não estão ativos e estão intensamente alongados pela ação dos músculos Cricotireóideos, portanto com todo esse ar passando nas cordas vocais e ela totalmente alongada, o som será produzido por esse fluxo aéreo sobre as bordas finas dos Tireoaritenóideos, mas se com o tempo esses músculos tireoaritenóideos começarem a resistir à esse intenso alongamento deles mesmos, eles começarão fornecer resistência sobre a ação dos  cricotireóideos e o mecanismo vocal começa a entrar na voz de cabeça.
O falsete é fraco em frequência (volume) e o cantor não terá uma noção certa do formante (aquela região de ressonância que foi citada na voz de peito) referente a esse registro. É também um som bem afeminado independentemente se for um homem que esteja a executá-lo. Utilizando o falsete o cantor poderá alcançar notas além da sua extensão vocal. E ainda é importante lembrar que falsete, ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de incapacidade e sim de tecnica vocal.
A voz de cabeça, ao contrário do falsete, produz bastante frequência, mas nem tanto quanto a voz de peito. Também produz um formante expressivo na região craniana do cantor. Existe uma distinção na pressão respiratória desses dois registro e um cantor homem pode sentir essa diferença com bastante clareza. Ao contrário do falsete um cantor nunca alcançará notas fora da sua extensão vocal utilizando a voz de cabeça. A voz de cabeça será sempre mais suave e aveludada que a voz de peito. É utilizada normalmente no registro agudo, mas também poderá ser usada no registro grave se for estudada pelo cantor.



 Boa tarde!

7 comentários:

  1. eu voltei a visitar !
    aa adorei a imagem ki vc colocou kkk
    rayane aki

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Rayane, num pode parar de visitar não. Todo mundo é importante nesse espaço!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Ok

    A minha dúvida consiste entender a diferença entre a voz de cabeça e a falseta???

    ResponderExcluir
  4. A sua explicação é boa. Só acho que algumas vezes vc referiu-se à intensidade (maior ou menor força ou volume do som) como frequência. Ora, sabemos que a frequência, ao invés do exposto, tem a ver sim com a altura do som (grave, médio ou agudo). Contudo, diante da clareza na explicação da questão tecnicamente colocada, prefiro atribuir este erro à problemas de tradução da fonte. Ok?

    ResponderExcluir