Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Extensão vs Tessitura

Em vários momentos citei neste espaço as palavras  EXTENSÃO e TESSITURA, mas sei bem que muitos não sabem a distinção entre essas duas palavras.
Pois bem, afim de que fique esclarecido a todos irei contribuir o máximo possível para que Extensão e Tessitura sejam compreendidas por vocês, caros leitores e amigos.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. A TESSITURA VOCAL refere-se ao conjunto de notas que uma pessoa consegue cantar sem esforços e com uma cor brilhante, ou seja, com qualidade. Exatamente por isso, a tessitura abrange menos notas que a extensão. A Tessitura de um determinado timbre será sempre a mesma para todos que possuirem esse timbre. Exemplificando: A tessitura do Tenor-ligeiro é Do2-Re4, portanto todos os tenores ligeiros tem tessitura Do2-Re4.

A EXTENSÃO VOCAL faz menção a todas as notas que uma pessoa consegue cantar, independentemente da qualidade, brilho e precisão de que essas notas são emitidas. Portanto, isso implica que Extensão abrange um maior número de notas frente a tessitura. Ao contrário da Tessitura, a Extensão Vocal varia de pessoa para a pessoa. Vamos tomar por exemplo o mesmo caso do Tenor-ligeiro. Se a Tessitura desse timbre é Do2-Re4 e obrigatoriamente todos os tenores-ligeiros irão possuí-la, a extensão cada um terá a sua, podendo sim em alguns casos coincidirem, mas não copiosamente. Exemplificando: Enquanto a Extensão de um Tenor-ligeiro é de Sol1-Sol4 a de outro Tenor-ligeiro será de Sol1-Mi4.
Basicamente a diferença se dá pelo fato da extensão ser todas as notas fisicamente emitidas pelo cantor, indepentemente da qualidade, e tessitura são as notas emitidas com mais qualidade. Um cantor sempre pode ultrapassar sua tessitura, mas nunca sua extensão.

Boa tarde!

7 comentários:

  1. eeee lenadro seu blog ta muitoo legal
    :D postado por: rayane

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, fico feliz por estar gostando. Espero que tenha te ajudado em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. aii credo agora ki vi ki excrevi seu nome errado =[, mas ta bao deu pra entender né
    ashuashu

    ResponderExcluir
  4. Extremamente básico, porém parabéns pelo conteúdo, ressaltando apenas que o Tenor-ligeiro é, normalmente a voz de adolescente, o Tenor-lírico a voz adulta, e Tenor dramático surge após os 35 anos de idade, a extensão é o que leva a um perfil de adaptação para papeis no canto lirico, leva-se em conta que, normalmente, o Tenor atinge o âmbito em voz plena desde o C2 ao F3, estendendo no máximo do G1 ao F4(em "falsete"), ressaltando que Tenor é a voz mais comum entre os homens, especialmente aos brasileiros devido ao clima tropical, sendo as vozes mais raras, Barítono, Baixo-Barítono e Baixo, estas mais encorpadas e graves.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentario, porém há um equivoco em afirmar que abaixo de Do2 e a cima de Fa3 é falsete, pois a tessitura vocal de um tenor seja ele qual for é de Do2 a Do4, no meu caso que sou tenor ligeiro até Re4. Falsete é um tipo de registro que se usa somente o ar pra criar as notas portanto não há como fazer falsete em notas graves, esse tipo de falsete recebe outro nome chamado de glotal fry. Afirmo com toda CERTEZA o seu equivoco pq minha extensão vocal, desde a voz de peito até a voz de cabeça é de Fa1 a Fa4/Sol4, quando entro no glotal fry consigo alcançar de Mi1 a La0 e quando faço falsete notas de Sol#4 a Do6. Portanto sua teoria um tanto antiquada e enganosa. O conteúdo desse post é sim extremamente basico, pois se eu for lecionar todos os detalhes das teorias eu teria que abrir uma escola de musica virtual para que eu pudesse além de ensinar, desfazer equivocos como o seu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Leandro! Parabéns pelos posts sempre esclarecedores. Gostaria de fazer uma pergunta. Bom, ingressei em uma modesta escola de canto em minha cidade ha um mês. Os exercícios, os vocalizes se baseiam nos princípios do bel canto ou canto erudito, clássico. Meu professor,de cara, disse que eu era um tenor lirico. Ele afirma que seus alunos, caso sigam suas recomendações, estarão aptos para cantar profissionalmente em 2 , 3 ou 4 meses. Surgiram, então, algumas dúvidas: A classificação vocal pode ser feita em uma voz virgem, que nunca recebeu qualquer treinamento formal? Ou deve ser ela feita apos a sua plena formação e aperfeiçoamento? Três meses são suficientes para se alcançar a plenitude como cantor clássico? Meu professor recomenda como exercício caseiro apenas a respiração diafragmática, sendo que os vocalizes só podem ser feitos com a sua presença, ou seja, nas aulas. Esta correto? Aguardo pacientemente suas respostas! Obrigado.

    Postado por: Alysson

    ResponderExcluir
  7. Olá Alysson!
    Duvidas pertubadoras hein?! kkkkkkk
    Pois bem, a classificação vocal pode sim ser feita em uma voz virgem de acordo com a extensão vocal, mas em alguns raros casos após anos a fio de estudo musical, a pessoa pode aquirir um timbre de colotatura, pela vasta extensão vocal e brilho nas notas essa pessoa pode cantar como se tivesse "varios" timbres. 3 meses é o suficiente para introduzir o conteudo musical, o canto (em especial o erudito) é muito complexo e leva anos de formação, para alcançar a plenitude então... leva poucas décadas (a não ser que seu professor seja o Plácido Domingos,rs). Se se professor passou exercicios diafragmáticos pra ti é pq vc está com alguma deficiencia no apoio, ele está correto sim, as vocalizes no inicio devem ser feitas na presença dele pra que ele examine alguns possiveis erros.
    Obrigado pelos elogios ao blog. devo-lhes matérias novoas, né?! kkkkkk
    Abraços!

    ResponderExcluir