Violino Stradivarius do Palácio Real de Madrid
O violino é um instrumento feito em madeira da família do instrumentos de cordas friccionadas. Os primeiros violinos foram concebidos na Italia em meados do século XVI, à partir de alguns instrumentos parecidos produzidos no Oriente Médio. Durante séculos a arte de fabricar violinos de "primeira classe" foi atribuida a três famílias: Amati, Guarneri e Stradivarius.
O desenho do violino permaneceu inalterado exceto o cavalete que ficou mais alto, o braço mais inclinado e também a espessura das cordas.
Os violinos Stradivarius são os mais caros do mundo, sendo fabricados mais de mil instrumentos dessa marca incluindo violoncelos, violas e contra-baixos, pelo mestre Antonio Stradivari.
As cordas do violino são: Mi, La, Re e Sol (debaixo pra cima). Diferentemente do Violão e da Viola da Gamba, entre outros, o violino não é um intrumento temperado tornando-se assim mais complexo seu apredizado e sua execução.
NOMENCLATURA:
Detalhes: O breu é para ser friccionado nas crinas do arco para melhorar o atrito deste com as cordas.
A espaleira é colocada na tampa de trás do instrumento para melhor acomodação do instrumento.
O cavalete do violino, diferentemente do violão, não é fixo.
O espelho é a região onde localiza-se a escala do instrumento.
As volutas nos séc. XVI, XVII e XVIII eram adornadas em formato de cabeças, muitas vezes de dragões. Atualmente é muito usado o formato de rolo.
Como todos os outros instrumentos de cordas, os violinos são fabricados por Luthiers. Quem executa este intrumento é chamado de violinista, uma grande violinista na atualidade é a virtuose Sarah Chang.
Um vídeo de Sarah Chang interpretando essa belíssima composição de Antonio Vivaldi - Four Seansons (As Quatro Estações).